terça-feira, 23 de outubro de 2012

Alemanha


           Falar da gastronomia típica da Alemanha é muito relevante, visto que o país é formado por várias regiões cada qual com diferentes influências; diversidade caracteriza a gastronomia alemã. Mas há alguns ingredientes e pratos típicos, que remetem ao país como um todo: salsichas, batatas, carne de porco, maçã, pães e é claro, a cerveja.
Dentre as carnes mais consumidas está sem dúvida, a carne de porco, hábito esse adquirido durante a história do país, onde o animal sempre esteve presente não só por causa de sua carne como também por sua banha. Eisbein ou joelho de porco normalmente servido com chucrute é o prato mais clássico onde se usa carne de porco. Depois do porco, aves (frango principalmente), gado, vitelo e carnes de caça como veado, coelho e javali são as carnes mais consumidas, podendo ser servidas na forma de almôndegas ou salsichas. O condimento mais usado na cozinha alemã, seja como acompanhamento ou na preparação de molhos, é a mostarda.
Dentre os vegetais mais consumidos, destaca-se a batata, fato esse que se explica pela sua grande produção durante conflitos passados afim de mitigar a fome. A salada de batata é o prato mais popular do país. Além da batata, a couve normal e a “couve branca” (também conhecida como repolho) são ingredientes muito apreciados pelos alemães, a última em especial, sendo usada para o preparo do chucrute (Sauerkraut). Os vegetais são normalmente servidos como ensopados e cozidos.
Vale ressaltar a confeitaria alemã e suas deliciosas sobremesas, frequentemente feitas com frutas frescas, principalmente a maçã. Da tradição alemã de ter sempre frutas frescas e compotas, surgiu uma torta mundialmente famosa, qual é a Floresta Negra. Além das tortas, doces à base de massa folhada, sorvetes e cremes, as variedades e qualidade dos pães alemães merecem ser lembrado, tanto o pão escuro quanto o pão com especiarias.
      Bienesnstich ou "Bolo picada de Abelha" como é conhecido, representa um dos clássicos na gastronômica alemã. Feito a base de amêndoas  sua origem se divide entre duas versões: a primeira diz que o padeiro teria levado uma picada por uma abelha atraída pela cobertura do bolo, a outra conta que o bolo teria sido feito para comemorar uma batalha entre aldeias que teriam terminado quando alguns padeiros jogaram colmeia nos inimigos que assim fugiram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário